Calor sem fim: Frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas

 

02.02.2014 -

n/d

As frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas. Não conseguem, de jeito nenhum, entrar no Rio Grande do Sul — embora os gaúchos não parem de suplicar por elas. Mas o calor não dá trégua. E para quem tinha esperança de que o Estado ficasse menos tórrido em fevereiro, notícias não muito animadoras: as altas temperaturas devem seguir sendo registradas não só neste mês, mas até a segunda quinzena de março.

Como muita gente desconfiava, o fenômeno não é normal. Quem confirma é o meteorologista Pedro Costa, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe):

— Circundando o Rio Grande do Sul, há um sistema de alta pressão anômalo, que inibe o desenvolvimento de nuvens e o deslocamento das frentes frias e ciclones para dentro do continente.

Isso significa que essas correntes de vento pegam o extremo sul do Estado de raspão e logo são desviadas para o oceano Atlântico. Sem frente fria, sem chuva. Sem chuva — as principais responsáveis por baixar a temperatura da atmosfera —, muito calor. A quantidade expressiva de radiação solar no verão de 2014, devido à pouca concentração de nuvens, também tem contribuído para as ardentes sensações térmicas. Em Porto Alegre, por exemplo, nem a chuva que caiu no sábado conseguiu apagar o fogo: neste domingo, a máxima beirou os 38ºC.

n/d

O sistema que bloqueia essas frentes frias são chamados anticiclônicos. Fazem com que o ar mais seco da atmosfera, normalmente localizado em camadas mais superiores, seja transportado para as inferiores — diminuindo ainda mais as possibilidades de chuva. Uma situação também anormal, afirma Costa, e consequente de uma elevação na temperatura do oceano.

Os prognósticos de chuva para esta semana são apenas para o extremo sul e para a região da Campanha.Chuí, Jaguarão e Bagé, onde os termômetros devem chegar no máximo aos 26ºC, são as cidades mais propensas a jatos mais frescos de ar. Porto Alegre vai seguir com calor abrasador, com previsão de 39ºC já para esta quarta-feira. Mas o recorde será em Campo Bom, no Vale dos Sinos: 41ºC. Sábado, em São Borja, na Fronteira Oeste, a temperatura ultrapassava os 38ºC. Quem está no Litoral Norte deve sentir na pele o fervor de 32ºC.

n/d

— Os ventos quentes do norte do país têm soprado em direção ao sul e as massas de ar quente estão ganhando cada vez mais força — diz o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia.

Não se sabe exatamente se o calor de fevereiro irá bater recorde como o de janeiro, eleito o mais quente da História desde 1916. Mas é praticamente certo, afirma Verardo, que o mês se encerre com temperaturas acima da média, estimada em 30,2ºC na capital. Um dos sinais é a situação das águas no litoral gaúcho: mornas e limpas.

— Algo que não é muito comum — diz.

Também é rara a permanência, por um tempo tão longo, do sistema anticiclônico que bloqueia as frentes frias. Segundo Verardo, o normal é que o fenômeno dure de dois a três dias.

— Já estamos no quinto e ainda deve persistir por mais seis. Vai ser um inferno — brinca.

n/d

Mês deve ter temperaturas acima da média
Em Porto Alegre, o normal de se esperar em fevereiro, segundo a Somar Meteorologia, é temperatura máxima de 30,2ºC. Nos últimos cinco anos, esse número só foi superado em 2010 (32ºC) e em 2012 (33,3ºC). A estimativa é de que, em 2014, isso também aconteça — embora ainda não se possa prever se baterá recordes.

Fonte: Jornal Zero Hora