Calor sem fim: Rio Grande do Sul será atingido pela terceira onda de calor

 

06.02.2014 -

n/d

Nesta quinta-feira, temperaturas ficarão mais uma vez próximas dos 40 graus

Os termômetros marcaram 39,6°C na tarde de quarta-feira em Porto Alegre. A temperatura é a maior do ano. E tudo indica que logo ela será superada por outra marca.

A terceira onda de calor no Rio Grande do Sul em 2014 completa uma quinzena nesta quinta-feira. E, segundo a Somar Meteorologia, ela só deve dar trégua a partir da segunda metade do mês. Até lá, suor e queixas escorrerão a qualquer passo na direção contrária à do ar-condicionado.

É como se os gaúchos vivessem em uma grande bolha de calor – e em aquecimento. Se nesta quarta a média das temperaturas máximas no Estado ficou em torno dos 38°C, nesta quinta-feira ela deve subir para a casa dos 39°C e, como nada é tão quente que não possa ficar ainda mais, nesta sexta-feira deve chegar a 40°C em algumas cidades – como Campo Bom, que nesta quarta-feira registrou a máxima do Estado, com 40,4°C.

n/d

Para onde fugir? Bem, é quase ironia, mas a verdade é que no Uruguai, logo abaixo no mapa, as temperaturas estão bem agradáveis, perto dos 25°C. E não, não é lá no sul do país. É logo ali, na fronteiriça Salto, a menos de 300 quilômetros de Uruguaiana. Na cidade gaúcha, moradores tiveram de vencer os 36°C na tarde desta quarta-feira.

E o tão bem-vindo refresco que abraça o país vizinho até quer avançar pelo pampa. Só que existe um bloqueio atmosférico impedindo que os ventos do sul, polares e tão desejáveis, amenizem o sufoco por aqui. É como se o alívio batesse à porta, mas encontrasse um paredão que tranca sua passagem. É de se pensar mesmo em fazer as malas e ir tomar mate do lado de lá.

Para esse disparo das temperaturas, ainda contribui a pouca ação da umidade da Amazônia sobre o Estado. Ela está afastada em relação a sua posição normal para a época do ano, explica a meteorologista da Somar Patrícia Vieira. Chuvas e máximas menos escaldantes, portanto, só quando a umidade voltar ao lugar do qual ela nunca deveria ter saído – como no momento, cabe-se dizer.

Pois o alento fica para depois. Para os próximos dias:

– Não tem nem sombra de frente fria – adianta Patrícia.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

==========================

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)