Histórica onda de calor não dá trégua e RS terá sétimo dia acima dos 40°C

 

08.02.2014 -

n/d

A impiedosa e histórica onda de calor não dá trégua e o Rio Grande do Sul terá neste sábado o sétimo dia seguido com máximas acima de 40ºC. O sol predomina no Estado, contudo nuvens se formam devido ao aquecimento e ocorrem pancadas localizadas de chuva da tarde para a noite, ocasionalmente fortes e com risco de temporais isolados, como o que trouxe estragos a Passo Fundo nesta sexta.

A MetSul Meteorologia alerta que a massa de ar quente deve ganhar ainda mais força neste domingo.

n/d

As mínimas seguem quentes por todo o RS, com 19°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem alcançar 42°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 26°C e 40°C.

O Rio Grande do Sul teve o sexto dia seguido com máximas na casa dos 40ºC nesta sexta, o que é muito raro. Os termômetros bateram em 42ºC tanto no Noroeste como no Vale do Paranhana. Em Porto Alegre, a máxima pelo Sistema Metroclima foi de 41,4ºC na zona Norte.

n/d

No Prata, Buenos Aires e Montevidéu tiveram uma sexta de muitos transtornos pela chuva acima de 100 mm com inundações. Há 2 mil desabrigados no Uruguai e outros 2 mil na parte Norte da província de Buenos Aires. Devido à “emergência climática”, os policiais de Montevidéu tiveram sua folga de fim de semana suspensa.

A chuva extrema decorre do bloqueio atmosférico que mantém a instabilidade concentrada por vários dias no Prata enquanto o Centro-Sul do Brasil experimenta um período de aquecimento sem precedentes no último século. Até quarta choverá muito no Uruguai, o que agravará as enchentes. No mesmo período, o Rio Grande do Sul seguirá com dias tórridos acima de 40ºC. Entre quinta e sexta da semana que vem poderá chegar alívio do calorão.

Fonte: Jornal Correio do Povo