Frio intenso deixa cavernas nos EUA revestidas de formações de gelo

 

Esculturas atraem visitantes que chegam caminhando por lago congelado.
Atração temporária natural está fica nos Grandes Lagos; confira as fotos.

 

Este ano, as formações estão especialmente belas (Foto:  Brian Peterson/AP)Este ano, as formações estão especialmente belas (Foto: Brian Peterson/AP)

O tempo frio deu nova roupagem a um conjunto de cavernas nas Apostle Islands, no estado de Wisconsin, nos EUA. Elas estão repletas de esculturas de gelo, penduradas aos milhares do teto das antigas formações rochosas, escavadas pela água ao longo dos séculos.

Esculturas de gelo nessas cavernas podem aparecer por ali todo inverno, como informa a AP. Mas, este ano, com o frio intenso, elas não estão descongelando e recongelando, o que as deixa menos turvas.  Outra vantagem para os visitantes do Lago Superior (na fronteira entre os EUA e o Canadá), onde ficam as ilhas, é que o clima muito abaixo de zero deixou a superfície da água bem congelada, permitindo chegar às cavernas caminhando, o que normalmente não é possível. A última vez que o lago ficou tão congelado foi 2009.

Visitante fotografa as formações de gelo (Foto: Brian Peterson/AP)Visitante fotografa as formações de gelo (Foto: Brian Peterson/AP)

Cerca de 35 mil pessoas já visitaram as cavernas para observar o fenômeno (Foto: Brian Peterson/AP)Cerca de 35 mil pessoas já visitaram as cavernas para observar o fenômeno (Foto: Brian Peterson/AP)

Este ano, excepcionalmente, é possível ir caminhando sobre o gelo até as cavernas (Foto: Brian Peterson/AP)Este ano, excepcionalmente, é possível ir caminhando sobre o gelo até as cavernas (Foto: Brian Peterson/AP)