Chuva derruba árvores, ruas viram rios, deixando cidade isolada no interior de SP


n/d

A cidade de Juquiá, no interior de São Paulo, foi o terceiro município da região do Vale do Ribeira atingido por uma forte chuva neste fim de semana. Em Juquiá, choveu durante todo o sábado (15) e o começo deste domingo (16). Segundo o prefeito da cidade, o rio que corta a cidade transbordou, árvores caíram e bloquearam estradas e quase todos os bairros foram atingidos, deixando várias famílias desalojadas.

O coordenador da Defesa Civil do Vale do Ribeira, Irineu Takeshita, explica que a chuva atingiu a cidade de Miracatu e, depois, Juquiá. “Por conta da cheia em Miracatu, a água veio pelo rio. Choveu mais forte e causou todo esse problema. O rio Juquiá está transbordando e os afluentes também”, diz.

A água do rio invadiu as casas dos bairros mais baixos da cidade. Juquiá não possui um Corpo de Bombeiros e nem uma sede da Defesa Civil e, por isso, os funcionários da Prefeitura estão unindo esforços para resgatar as famílias das casas. Segundo o Prefeito de Juquiá, Merce Hojeije, o nível do rio subiu muito rápido e foi inundando toda a cidade. “Sábado começou a encher e, nessa madrugada, foi uma coisa inesperada”, afirma o prefeito.

n/d

De acordo com ele, ainda não é possível calcular quantos bairros e casas foram atingidos. A prioridade é resgatar as famílias. “As únicas áreas que não foram atingidas ficam nos morros. As beiras do rio, a cidade e o centro encheram muito. Estamos preocupados em socorrer as pessoas. Praticamente um terço das casas que ficam da região baixa foram atingidas”, diz. As famílias desalojadas estão sendo levadas para abrigos da cidade, como escolas e um centro esportivo, que não foram tão afetados pela forte chuva.

n/d

Hojeije ainda afirma que aconteceram vários deslizamentos de terra na cidade, mas que ainda não foram contabilizados quantos. Além disso, houve queda de postes de luz e de várias árvores. Ainda segundo o prefeito de Juquiá, as rodovias SP-79 e a SP-165, que dão acesso a outras cidades do Vale do Ribeira, foram bloqueadas por causa de quedas de árvores. Já a entrada principal, pela BR-116, é a que apresenta melhores condições de tráfego.

Fonte: G1