Operador Nacional espera reservatórios ainda mais vazios no fim de fevereiro

 

17.02.2014 -

n/d

Represas do Sudeste e Centro-Oeste devem ter 34,2% do nível apenas.
Queda no nível dos reservatórios é provocada pela falta de chuva
.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a reduzir a previsão de armazenamento de água, ao final de fevereiro, para os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, bacia responsável por cerca de 70% da capacidade de gerar energia no país.

n/d

Relatório mais recente do ONS aponta que o nível das represas das duas regiões deve ser de 34,2%, em média, no dia 28 de fevereiro. Na semana passada, a previsão do órgão era que o armazenamento fosse de 35,6% no fim do mês. Na primeira semana de fevereiro, essa previsão era de 41,5%.

A revisão das previsões acompanha a queda no volume de água que chegou até os reservatórios das hidrelétricas do SE e CO ao longo das últimas semanas. Esse volume, menor do que o esperado, é resultado da falta de chuvas em pleno verão - normalmente, nesta época do ano as represas de hidrelétricas enchem.

De acordo com o ONS, no domingo (16) o nível das represas do Sudeste e Centro-Oeste era, em média, de 35,54%. O volume de água registrado por esses lagos desde o início do mês é o mais baixo desde 2001, ano em que foi decretado racionamento pelo governo.

n/d

Na sexta (14), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a falar sobre a situação dos reservatórios. De acordo com ele, o risco de faltar energia para atender à demanda do país em 2014 é “mínimo” e a avaliação do governo é que a intensidade das chuvas vai aumentar nas próximas semanas, levando à melhora na situação dessas represas.

Fonte: G!