Fato que se repete: 70 toneladas de peixes morrem em tanques no rio Tietê

 

18.02.2014 -

n/d

Primeiramente, 20 toneladas de peixes morrem em tanques no rio Tietê em Arealva.

Já na quinta-feira, outras 50 toneladas de peixes morreram no rio Araçuá.

Aproximadamente 20 mil quilos de tilapias criadas em tanques dentro do rio Tietê, apareceram mortos neste sábado (15). Técnicos da Cetesb vão até o local na segunda-feira (17) para recolher amostras da água para análise

Os criadores estimam um prejuízo de R$ 50 mil. Uma máquina da prefeitura foi utilizada para enterrar os cerca de 30 mil peixes retirados do rio. Nesta semana, agentes da Cetesb estiveram em São Manuel (SP) para coletar amostras de água do Rio Araçuá para saber o que pode ter causado a morte de 50 toneladas de peixes que eram criados em 24 tanques.

n/d

Os fiscais da Cetesb afirmaram que a falta de oxigênio na água e as altas temperaturas podem ser as causas da mortandade. Mas, os laudos das análises só devem ficar prontos em duas semanas.

Para Laudelino, que era pescador e encontrou na criação dos peixes, uma fonte de renda, a alternativa agora é voltar a pescar. “Eu pesco nestas aguas há 30 anos, agora eu parei de pescar para criar peixe, mas agora eu vou ter que jogar minha tralha na água e pescar de novo, porque prejuízo desse tamanho derruba tudo que eu juntei na minha vida. Agora está tudo morto ai em cima do tanque”, completa.

Fonte: G1