Recorde negativo: Nível do Reservatório que abastece SP cai para 12,2% da capacidade

 

11.04.2014 -

n/d

Medidas emergenciais adotadas pela Sabesp não impedem sucessivos recordes negativos

Apesar da série de medidas emergenciais adotadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre elas a ampliação do programa de bônus para redução do consumo de água para toda a região metropolitana, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira continua registrando sucessivos recordes negativos de capacidade. Nesta sexta-feira (11), o índice que mede o volume de água armazenada nas reservas caiu 0,2 ponto porcentual, para 12,2%, de acordo com dados divulgados pela concessionária. Há um ano, o nível era de 63,1%.

Desde o primeiro alerta público da Sabesp para os baixos níveis dos reservatórios, em janeiro, o Cantareira já secou mais de 15 pontos porcentuais. A situação das duas principais reservas do sistema, que juntas correspondem a 82% do volume armazenado no Cantareira, é ainda mais crítica. Segundo dados do relatório diário do comitê anticrise, os reservatórios Jaguari e Jacareí contam com apenas 4,9% da sua capacidade total.

n/d

Nesta quarta (9), pela primeira vez desde o início da crise hídrica, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que a hipótese de um racionamento de água na Grande São Paulo não está totalmente descartada. O novo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, também reforçou a mudança de discurso do governo paulista, acionista majoritário da concessionária.

Fonte: R7 noticias