Estados Unidos: Califórnia declara estado de emergência após terremoto

24.08.2014 -

n/d

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência neste domingo na região ao norte do estado, que na madrugada passada foi sacudida por um terremoto de magnitude 6,1, o maior desde 1989.

Brown pediu às agências estatais que ajudem nos trabalhos de assistência após o terremoto, que deixou pelo menos 87 feridos, danos materiais e cortes elétricos, no maior tremor registrado na região desde o sismo de 7 graus em Loma Prieta há 25 anos.

"Meu escritório de serviços de emergência esteve completamente ativo desde a primeira hora da manhã e está trabalhando estreitamente com os responsáveis de emergência em nível estadual e local para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios", afirmou o governador em comunicado.

O tremor aconteceu por volta das 3h20 locais (7h20 de Brasília) e o epicentro se situou a dez quilômetros de profundidade, cerca de dez quilômetros ao sudoeste da cidade de Napa e a pouco mais de 80 ao sudoeste de Sacramento, segundo informou o Serviço Geológico americano (USGS, na sigla em inglês).

O diretor-geral de operações do Departamento de Bombeiros de Napa, John Callanan, declarou que a cidade esgotou seus recursos após ter extinto seis incêndios, transportado moradores feridos e atendido chamadas sobre cortes elétricos e vazamentos de gás.

O Serviço Geológico estimou em um primeiro momento a magnitude do terremoto em 6, mas horas mais tarde mudou para 6,1.

"O terremoto perto da área da baía (de São Francisco) nesta manhã foi o maior que afetou essa região desde o terremoto de Loma Prieta há quase 25 anos", declarou o USGS em sua conta oficial de Twitter.

O Departamento de Bombeiros de Napa informou de 87 pessoas feridas, entre elas, três em estado grave, como um menino que ficou ferido pelos escombros de uma chaminé, de acordo com o jornal San Francisco Chronicle.

n/d

A funcionária de um supermercado se depara com as prateleiras do estabelecimento totalmente desorganizadas após o terremoto.

Pelo menos 70 dos feridos estavam no Centro Médico Queen of the Valley em Napa, onde os funcionários preparam um centro de emergência no estacionamento para recebê-los, acrescentou o jornal.

Um incêndio em um estacionamento de trailers destruiu pelo menos quatro casas em Napa, onde o sismo encheu as ruas de tijolos, vidros quebrados e outros escombros.

Segundo o San Francisco Chronicle, há múltiplos relatórios de cortes na provisão energética, vazamentos de gás e inundações na área da baía de San Francisco, entre eles mais de 20 mil clientes sem eletricidade em Napa.

As autoridades locais seguem inspecionando possíveis danos a infraestruturas e fecharam duas estradas para avaliar seu estado, apesar das pontes da área da baía, onde se encontra San Francisco, não terem registrado danos, de acordo com a Patrulha Fronteiriça da Califórnia.

Até o momento, não se determinou a causa do terremoto, mas o USGS indicou em sua conta no Twitter que "suspeita" da seção de Browns Valley na falha de West Napa.

O tremor de hoje foi seguido meia hora depois por seis sismos de menor magnitude, o maior deles de 4 graus, segundo o Serviço Geológico, que alertou que há 54% de possibilidades que se registre uma réplica forte nos próximos sete dias.

No terremoto de Loma Prieta, em outubro de 1989, morreram 63 pessoas, 16 mil casas ficaram destroçadas e se quebrou parte da Bay Bridge, a longa ponte que une San Francisco com o leste da baía.

Fonte: Terra noticias

 

VEJA LOCALIZAÇÃO DESTE TREMOR: CLIQUE AQUI  (no mapa até 25.08.2014)

==============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3