Tornado destrói cidade: Vento foi de 5 a 93 km em minutos em Porto Murtinho MS

 

25.09.2014 -

n/d

Os ventos e a chuva que causaram estragos em Porto Murtinho, cidade a 431 km de Campo Grande, foram classificados como tornado pelo meteorologista Natálio Abrão Filho, da Uniderp/Anhanguera. A tempestade provocou destruição, incluindo o naufrágio de uma embarcação com turistas, no Rio Paraguai. Vinte e sete pessoas estavam a bordo. Vinte duas estão desaparecidas, três foram resgatadas com vida e um corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros

De acordo com a prefeitura de Porto Murtinho, o Corpo de Bombeiros está focado nas buscas por sobreviventes do acidente. Mais de cem árvores caíram e há registros de destelhamento de imóveis. Equipes da prefeitura, dos Bombeiros e da Marinha estão envolvidas nos trabalhos.

n/d

O prefeito, Heitor Miranda informou ao Campo Grande News que já decidiu decretar estado de emergência.

Na hora do evento, a temperatura registrada foi de 22 graus, sendo que às 15h da tarde foi registrada temperatura de 38 graus, uma queda de 16 graus.

“O vento chegou a 93 km/hora em um período muito pequeno, de um a três minutos. Sai de 5 a 10 km e vai até 90 km. E o deslocamento é pequeno, de um quilômetro, que foi para o rio. A embarcação não estava no equilíbrio estável em função da má distribuição de pessoas dentro do barco”, explicou.

n/d

Segundo o meteorologista, o tornado é formado devido à uma junção de características climáticas, sendo que a umidade e a alta temperatura influenciam na formação do fenômeno.

Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.

O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.

Fonte: Campo Grande News

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

VEJA O VIDEO SOBRE O TORNADO NA CIDADE DE PORTO MURTINHO MS

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (São Lucas 21,25)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)