Boko Haram usa menina-bomba de 10 anos para atentado

Boko Haram usa menina-bomba de 10 anos para atentado

Boko Haram usa menina-bomba de 10 anos para atentado

O grupo radical muçulmano Boko Haram ficou famoso no mundo todo por seus constantes atentados contra cristãos na Nigéria. Eles também foram responsáveis pelo sequestro de meninas cristãs, que foram posteriormente vendidas como escravas. Reiteradas vezes os terroristas afirmaram a inferiorização das mulheres, usando trechos do Alcorão.

Seu mais novo atentado (10/01) envolveu a utilização de uma “menina-bomba” no atentado em um mercado muito movimentado da cidade de Maiduguri, nordeste da Nigéria. Gideon Jubrin, porta-voz da polícia local anunciou “São muitas vítimas, pelo menos 20 mortos e 18 feridos, incluindo a menina-bomba que se explodiu”.

Embora não tenha sido identificada, a menina que tinha uma bomba presa ao corpo não aparentava mais que 10 anos, segundo testemunhas. Ashiru Mustafa, membro de um grupo defesa, relata que o artefato foi detonado enquanto ela era revistava na entrada do mercado. “Duvido seriamente que a menina soubesse o que tinha colado ao corpo. Estava sendo revistada na entrada do mercado e o detector de metais tinha acabado de indicar que levava algo com ela. Infelizmente, a bomba explodiu antes de que pudesse ser isolada”, explica Mustafa.

A forte explosão no mercado popular de Maiduguri ocorreu no sábado, perto das 12h30 (hora local). O mesmo local foi alvo de dois ataques de mulheres-bomba no final de 2014. Em julho do ano passado, uma menina de 10 anos do estado de Katsina foi identificada pela polícia usando um colete repleto de explosivos, que foram retirados dela antes que fosse detonado.

Aparentemente, o Boko Haram vem obrigando crianças a praticar ataques suicidas. Autoridades acreditam que o explosivo foi acionado por alguma espécie de controle remoto. Os extremistas do Boko Haram querem o estabelecimento de uma nação islâmica no norte da Nigéria. Eles são responsáveis pela morte de mais de 2 mil pessoas somente no último mês.

Desde 2009 os extremistas vêm fazendo ataques contra alvos militares e a população cristã, que é minoria na região. Segundo o site da CNN, no mesmo final de semana outros dois ataques suicidas orquestrados pelo Boko Haram deixaram cerca de 50 feridos e três mortos no Estado de Yobe. Segundo testemunhas foram duas mulheres-bomba.