Sinais na Natureza: Mistério de lago perdido que desaparece anualmente intriga cientistas

08.05.2015 -  Um vez por ano, um misterioso buraco absorve a água do "lago perdido" do Oregon, nos Estados Unidos, fazendo com que ele desapareça sem que ninguém saiba onde está indo parar.

É um caso estranho que há séculos intriga cientistas e que agora está chamando atenção após a publicação de um vídeo no YouTube por um jornal local.

O vídeo já foi visto mais de 2 milhões de vezes.

De acordo com os especialistas que estudaram o fenômeno, o desaparecimento do lago se deve a uma zona vulcânica onde se encontra.

"Não se sabe com certeza para onde a água vai, mas alguns pesquisadores apontam que ela cai por tubos de lava e se infiltra na rocha vulcânica, convertendo-se em um lago subterrâneo", disse à BBC Mundo Jude McHugh, porta-voz do Bosque Nacional de Willamette, onde fica o lago.

n/d

Mas, segundo ela, apesar de o lago estar desaparecendo agora, a água vai voltar no futuro. "É um fenômeno comum nesta época do ano, não devemos nos alarmar", afirma.

Túneis submarinos

As erupções próximas ao local causaram a criação de tubos vulcânicos. Quando a larva emerge de um vulcão, a parte que fica no exterior se esfria ao entrar em contato com o ar, explica McHugh.

"A lava quente continua fluindo por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos", disse a porta-voz do bosque.

Esse túneis carregam a água como se fossem um sistema de saneamento. "O lago se enche de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se em um pasto."

A grande pergunta sem resposta é: para onde vai a água do lago?

É aqui que entra a teoria de um lago subterrâneo. Mas, até agora, ela não foi comprovada.

A especialista disse à BBC Mundo que houve várias tentativas (não autorizadas) de bloquear o buraco com peças de ferro-velho nos últimos anos.

O Serviço Florestal encontrou peças de carros, motores e outras sucatas no buraco que, presumivelmente, eram uma tentativa de parar a drenagem.

McHugh confirmou que, ainda que sejam casos isolados, é importante que as pessoas tomem consciência sobre o assunto.

"Isso é fortemente desaconselhado", diz McHugh.

"Se alguém conseguir tapar o buraco desta forma - o que a gente acredita ser muito improvável - só resultaria em uma inundação do lago e da estrada."

"Jogar lixo no lago não é a solução e é importante que as pessoas tomem consciência sobre a importância de respeitar nosso ecossistema." (Fonte G1 e BBC Brasil)

VEJA O VIDEO

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Lembrando artigo publicado em 04.01.2015

Cientistas Alertam: Vulcão capaz de provocar uma grande mega erupção desperta em um lago do Chile

n/d

O lago vulcânico localizado em Maule está em ritmo acelerado no Chile aonde se reúne todas as condições necessárias para um registo de uma possível mega erupção, alertam cientistas.

O lago vulcânico Maule, localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile, pode resultar em breve em uma mega erupção, relata portal ciência NCYT. Ao longo dos últimos sete anos, a área tem registrado uma das mais rápidas elevações de terra observados na história: cerca de 25 centímetros por ano.

A erupção pode não ser a primeira vez pois o campo vulcânico entrou em ação cerca de 36 vezes durante os últimos ''25 mil anos.'' "Nós suspeitamos que todas as condições para a erosão se encontra em grande intensidade", diz Brad Cantor, da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, que está investigando o fenômeno.

n/d

O Laguna del Maule não parece um vulcão clássico, pois não tem nenhuma forma de cone. Isto é devido ao tipo de magma contendo o chamado 'riolitico', o mais explosivo do planeta. A erupção de um vulcão com riolito é muito rápido e violento para formar um cone. Além disso, estas explosões podem ter efeitos a longo prazo, como as mudanças climáticas que podem danificar os ecossistemas e prejudicar a economia, diz Singer.

Fonte: RT  e  Blog Libertar

================================

Nota final  de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...A natureza exige vingança para os homens, ela treme de espanto na expectativa do que deve suceder à terra manchada de crimes. Eu dirijo um apelo premente à terra, chamo os verdadeiros discípulos do Deus vivo que reina nos céus; convoco os verdadeiros imitadores de Cristo feito homem, o único e verdadeiro Salvador dos homens; apelo para os meus filhos, meus verdadeiros devotos, os que se entregaram a mim para que eu os conduza a meu divino Filho, aqueles que eu levo, por assim dizer, nos meus braços; os que viveram do meu espírito; enfim, chamo os Apóstolos dos últimos tempos, os fiéis discípulos de Jesus Cristo, que viveram num desprezo do mundo e deles mesmos, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e desconhecidos do mundo. É tempo que saiam e venham iluminar o mundo. Ide, e mostrai-vos como meus filhos queridos; estou convosco e em vós, contanto que vossa fé seja a luz que vos ilumine nesses dias de desgraça. Que vosso zelo vos torne como que famintos da glória e da honra de Jesus Cristo. Combatei, filhos da luz, vós, pequeno número que consegue ver: pois eis o tempo dos tempos, o fim dos fins".