Um dia, São Macário encontrou uma caveira e, depois de rezar, perguntou-lhe de quem tinha sido a cabeça

13.07.2015 -

n/d

A palavra Macário significa feliz, bem-aventurado.

São Macário nasceu na Armênia, no século onze. Foi educado pelo seu padrinho de batismo, o arcebispo de Antioquia. Bem cedo foi iniciado nos estudos de filosofia e teologia. Jovem ainda, foi ordenado sacerdote e, logo depois foi aclamado bispo de Antioquia no lugar de seu tio.

Destacou-se pela bondade e pela caridade com que governou seu rebanho. Pregava a Palavra, visitava os doentes e cuidava dos necessitados. Era por todos venerado. Não quis, porém, permanecer bispo, renunciando ao cargo em favor de Eleutério.

Acompanhado de quatro sacerdotes, empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Na Palestina, foi perseguido, preso e torturado pelos mouros. Libertado milagrosamente, São Macário retornou ao Ocidente, passando pela Holanda e Bélgica, países em que até hoje sua memória é venerada. Morreu socorrendo as vítimas da peste, quando regressava à Antioquia, sua terra natal.

Reflexão:

São Macário, cujo nome significa bem aventurado, destacou-se como um grande servidor dos mais sofredores. Auxiliava os órfãos, viúvas e abandonados. Sua ação era coroada por uma intensa vida de oração e contato com Deus. Nunca deixou-se envolver pelas vantagens materiais, mas em tudo colocava a vontade de Deus em primeiro lugar. Sejamos também nós discipulos fiéis de Cristo Jesus e seguindo a inspiração de São Macário estejamos atentos ao exercício da caridade fraterna aos mais pobres.

São Macário e a Caveira.

Um dia, São Macário encontrou uma caveira e, depois de rezar, perguntou-lhe de quem tinha sido a cabeça.
A caveira respondeu que fora pagão, e Macário indagou: "Onde está sua alma?"

n/d

Ela respondeu: "No Inferno"
Ele perguntou então se o local em que estava era muito pro­fundo, e ela respondeu que sua profundidade era igual à distância da Terra ao Céu.
Macário: "Há outros que estejam mais abaixo?"
Ela: "Sim, os judeus"
Macário: "E abaixo dos judeus, há alguém?"
E ela: "Os mais afundados de todos são os falsos cristãos, que desperdiçam o sangue de Cristo pelo qual foram redimidos".

www.rainhamaria.com.br -  Enviado pelo amigo Lucas Colleta