Tornado fecha aeroporto de Brasília, fenômeno foi o primeiro da história do DF

01.10.2014 - O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi fechado durante cerca de uma hora e meia na tarde desta quarta-feira (1º) devido ao mau tempo. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, pousos e decolagens foram suspensos às 14h26. Os sistema foi normalizado às 15h53. Uma leitora fez o registro de um tornado nas proximidades do terminal. Segundo ela, o evento fez um avião arremeter

n/d

(Inmet confirma tornado em Brasília, o primeiro da história do Distrito Federal. O fenômeno registrado na capital é semelhante aos de grandes proporções que causam prejuízos nos Estados Unidos e na Ásia)

n/d

(Muitos passageiros e brasilienses viram o fenômeno com incredulidade, imaginando ser uma coluna de fumaça, mas o Inmet confirmou ter sido o primeiro fenômeno do tipo na capital federal)

n/d.

De acordo com a concessionária, dois aviões tiveram de arremeter durante o período em que o aeroporto ficou fechado.

Segundo a meteorologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a primeira vez que um tornado é registrado e confirmado no DF. O fenônemo foi considerado de pequena proporção e aparentemente não ofereceu risco por ter acontecido em uma área descampada.

Segundo Márcia, o tornado registrado na capital é semelhante aos de grandes proporções que causam prejuízos nos Estados Unidos e na Ásia. "É o mesmo tipo de evento, mas existem categorias.

A meteorologista afirma que a nuvem que aparece acima do turbilhão é do tipo "supercélula", a mais intensa entre as que causam tempestades. "Esse tipo de nuvem favorece a formação de tornados, e explica a ocorrência neste caso".

De acordo com a Inframerica, durante o período em que o aeroporto ficou fechado, sete voos haviam sido desviados para Goiânia. Outros dois voos, entre eles um que vinha de Lisboa, em Portugal, seguiu para Confins, em Minas Gerais. A companhia não informou de onde vinham as outras aeronaves.

A empresa afirmou que as rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km por hora na área do aeroporto. Não houve registro de transtornos nos píers Norte e Sul; a área central foi afetada, e a concessionária está avaliando os danos; a chuva afetou o piso do setor de desembarque, mas a “situação foi controlada rapidamente com reforço de equipe para limpeza e retirada da água”, diz a Inframerica.

Queda de estrutura

Uma parte da cobertura do estacionamento do aeroporto caiu sobre carros devido às chuvas e ao vento forte. A estrutura é feita de ferro e lona e se localiza no espaço mais próximo às áreas de embarque e desembarque.

n/d

A Inframerica disse que até a publicação desta reportagem ainda não havia avaliado quantos veículos foram atingidos e danificados, mas disse que vai ressarcir todos os proprietários que forem prejudicados.

Fonte: G1

VEJA O VIDEO COM AS IMAGENS DIRETO NO SITE DO G1: CLIQUE AQUI

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)